As Oficinas de Expressões Artísticas (2025) foram realizadas no último trimestre do ano em parceria com a Escola Estadual Indígena Emília Jera Poty, na Aldeia Tupã Nhe'é Kretã, na Serra do Mar, município de Morretes–PR, valorizando os saberes da comunidade e fortalecendo especialmente o povo Xetá, reconhecendo também a participação de outras etnias presentes na aldeia, suas memórias, saberes e práticas culturais. Executadas com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura – Governo Federal, e aprovadas pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, as oficinas contaram com:
Coordenação Artístico-Pedagógica: Albert Paraná (Povo Xetá)
Educadoras e educadores da Aldeia: Angela Poty Kretã, Eliana de Freitas e Pablo Paraná
Arte-educadoras: Ádia Anselmi e Daniele Agapito
A oficina "O Corpo Sutil | A Fluidez no Improviso Cênico" (2025), apoiada pela Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento surge do desejo contínuo de unir a pesquisa física à investigação de práticas somáticas, reconhecendo a importância desse entrelaçamento. Considerando a improvisação como abordagem, são apresentados diferentes conceitos que permitem aprofundar a fisicalidade, acessando percepções mais íntimas que nutrem o movimento. O interesse perpassa a forma e também se volta para as percepções sensoriais, que possibilitam o acesso a camadas mais sutis do corpo em movimento — camadas que se revelam e conduzem a dança a uma expressão mais apurada e sensível.
Propositores: Ádia Anselmi e Antoni Androulakis.
A oficina "Corpo Todo Mundo Tem" (2025) foi realizada nas APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) dos municípios de Guaratuba, Paranaguá e Morretes, bem como junto aos Grupos de Idosos das Prefeituras Municipais de Antonina e Matinhos. A ação integra o projeto Circulação Sutil Companhia de Dança, aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura – Governo Federal. A circulação também contou com o espetáculo "Olha pra mim".
Propositora: Ádia Anselmi.
Espetáculo "Sutil como um Vulcão" (2024) realizado nas Redes de Ensino Público da cidade de Curitiba, nas modalidades de Educação Especial, Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Cursos de Capacitação e de Educação Profissional e Técnologica, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Concepção e Direção: Ádia Anselmi
Propositora: Ádia Anselmi.
Oficina "Processos Investigativos de Criação na Sutil Companhia de Dança" (2022) realizada na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento em Curitiba, durante a circulação de "Olha pra mim" por meio do Prêmio Funarte Circulação e Difusão de Dança.
Propositora: Ádia Anselmi
Propositora: Ádia Anselmi
Propositora: Ádia Anselmi
Propositora: Ádia Anselmi
Propositora: Ádia Anselmi